Missão Mundial - Outros Ministérios - Sociedades Bíblicas

As Sociedades Bíblicas constituem uma das classes de Ministérios Especiais no Reino de Deus com o objetivo de aprovisionar a Igreja e o mundo com a Palavra de Deus na cultura de cada povo.

Um dos elementos fundamentais da cultura é a língua, e a Bíblia na língua de cada povo é fundamental para a consecução da Obra de Evangelização Mundial.

O que é uma Sociedade Bíblica? É uma Associação Religiosa com uma estrutura organizacional estabelecida dentro de cada nação com uma Diretoria, Secretariado Geral e Regional e Promotoria em linhas gerais, com o propósito de produzir e distribuir Bíblias.
Existem hoje 127 Sociedades Bíblicas no mundo trabalhando em mais de 220 nações territoriais.

No Brasil nós temos a SBB (Sociedade Bíblica do Brasil) a maior produtora de Bíblia do mundo em várias línguas. Aleluia!

Para agilizar e coordenar o trabalho de produção e distribuição das Escrituras Sagradas existe:

As Sociedades Bíblicas Unidas com sede na Europa servem de eixo para o intercâmbio entre as Sociedades Bíblicas de cada nação.
As Sociedades Bíblicas possuem uma estrutura administrativa e uma estrutura de tradutores que em conjunto operam para produzir e distribuir as Escrituras Sagradas em cada idioma.

As equipes de tradutores da Bíblia precisam trabalhar com fé sob oração e debaixo de um criterioso conhecimento espiritual e intelectual para tornar a Palavra de Deus conhecida por todos os homens tal qual ela é.

Há poder no Sangue de Jesus Cristo.

Conhecimento intelectual profundo das línguas Grego, Hebraico, Aramaico e aquela para a qual será traduzida a Bíblia são fundamentais.

Este Ministério é o que Jesus Cristo pôs na Igreja como Mestres e Doutores (Ef 4:11) querendo o aperfeiçoamento dos santos para a Obra do Ministério. Os intérpretes (1Co 12:10,30).
Os tradutores da Bíblia precisam dominar ciências como: Teologia, Hermenêutica, História Geral, Nacional e Bíblica, Geografia, Arqueologia, Antropologia, Lingüística, Sociologia, etc. eles precisam do poder do alto.

Os projetos de tradução da Bíblia são vultuosos e exigem participação de equipes específicas em muitas áreas do conhecimento e experiências humanas.

A língua de todos os povos é viva e apresenta uma dinâmica e a tradução das Escrituras Sagradas precisa ser fiel ao texto original ao mesmo tempo em que acessível e clara para aqueles que a recebem. Observe a conexão entre (Gn 11) e (At 2).

As Sociedades Bíblicas trabalham exaustivamente para produzirem uma boa tradução para cada língua, alicerçando seus trabalhos nos textos originais em Grego, Hebraico e Aramaico com a máxima fidelidade aos escritos e à fala idiomática.

Vários princípios de tradução são rigidamente observados, dentre eles o princípio de EQUIVALÊNCIA FORMAL que procura verter a ordem das palavras dentro da mesma categoria gramatical original, isto é, traduzir um verbo por verbo, um substantivo por substantivo, um adjetivo por adjetivo e assim sucessivamente. Outro princípio é o da EQUIVALÊNCIA FUNCIONAL ou DINÂMICA que reproduz os sentidos originais de maneira viva e fluente na fala, todo esse trabalho requer perícia intelectual e temor de Deus (Ap 22:18,19).

Há poder no Sangue de Jesus Cristo.

Cada povo possui a sua cultura, seus hábitos, seus costumes e os tradutores precisam conhecer o povo para não produzir uma Bíblia extremamente erudita e inacessível e muito menos vulgar, cheia de gírias, para tal as equipes precisam observar um estilo eclesiástico puro, santo simples, acessível e agradável. A Igreja precisa irrigar isto com orações contínuas.

Por exemplo, a Bíblia em Português João Ferreira de Almeida – Edição Revista e Corrigida tem quase 8.500 palavras diferentes e uma pessoa que domina este nível de vocábulos pode ser considerada intelectual, por isso a SBB produziu a Bíblia NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje) com cerca de 4.390 Palavras, o que a aproximou do vocabulário dominado pela maioria do povo brasileiro.

Os projetos de tradução da Bíblia demoram 10, 20, 30 anos ou mais para se chegar a um resultado pleno. Por exemplo, a Bíblia NTHL demorou 37 anos em duas fases, a primeira 25 anos para obter o Novo Testamento em Linguagem de Hoje, depois mais 12 anos para concluir toda a Bíblia.

A maioria dos cristãos não tem conhecimento da envergadura dos programas, dos custos, da pesquisa, do investimento nos projetos de tradução, por isso não oram, não patrocinam, não contribuem e nem divulgam. Entre outras coisas este SITE tem o propósito de colaborar para que esta postura seja modificada pelo Espírito Santo para a glória de Deus. Orar é preciso. Ore! (1Ts 5:17). Promova a Bíblia em nome de Jesus Cristo.

A Igreja de Deus vive, move-se e existe consoante à Palavra de Deus, portanto a expansão do Reino está intimamente ligada às Escrituras Sagradas.

Há poder no Sangue de Jesus Cristo e do Cordeiro.

As Sociedades Bíblicas estão engajadas no trabalho de pesquisa, tradução, revisão, correção, atualização das Escrituras. As equipes trabalham incansavelmente para aprovisionar as Igrejas, encorajar e aconselhar os missionários envolvidos nos programas e projetos de tradução da Bíblia.

A impressão das Escrituras é outro desafio. Após a completação do programa de tradução vem o desafio da impressão por causa dos altos custos, as indústrias gráficas, instalações, pessoal, impostos, armazenagem, etc.

Em 2001 a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) ampliou o seu parque gráfico adicionando uma moderna rotativa que triplicou sua capacidade de impressão passando para 900.000 Bíblias por mês, o que dá uma marca extraordinária de 10.800.000 por ano, e mundialmente o Brasil sai na frente na produção e exportação de Bíblias.
Além da moderníssima rotativa para produzir a Bíblia convencional, a SBB adquiriu em 2001 também duas impressoras Braile, com investimento na ordem de US$ 400 mil (dólares).

A SBB é a única Imprensa Braile da América Latina
a produzir Bíblias para deficientes visuais do Brasil para os países Lusófonos (Angola, Moçambique, Cabo Verde e Portugal). Promova a Bíblia cooperando e contribuindo com a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

A moderna gráfica da Bíblia em Braile permite ser produzida uma Bíblia integral em apenas 3 horas, em contraste com o processo antigo que demorava 2 anos para produzir uma Bíblia; 2 anos possui 17.520 horas, hoje se produz 8 Bíblias por dia e 5.840 Bíblias no período que se produzia apenas 1.

Estima-se que exista hoje no Brasil 1.700.000 deficientes visuais os quais com a implantação da Imprensa Braile serão integrados ao Programa de Inclusão do Deficiente Visual desenvolvido a cerca de 20 anos pela SBB com vistas a resgatar a cidadania dessa parcela da população. Você também é responsável por isso. Qual tem sido a sua contribuição espiritual, moral e financeira?

Cerca de 1.000 entidades estão cadastradas na SBB no Programa de Inclusão do Deficiente Visual através da Bíblia em Braile.


Há poder no Sangue de Jesus Cristo.

O equipamento adquirido pela SBB da Empresa norueguesa Braillo especializada em insumos para impressão em Braile é composto de uma impressora alimentada por uma bobina de papel especial conectada a um computador que transforma o programa de arquivo de texto em arquivo em Braile, envia para a impressora que produz os pontos e dá saída às folhas já com acabamento finalizado. Após este processo é só encadernar e está pronta a Bíblia em Braile.
Por ser a única Imprensa Braile da América Latina, a SBB além de produzir para o Brasil e países Lusófonos, atende aos países de língua Espanhola.
Para levar a diante tão ousado projeto a SBB junto com as Sociedades Bíblicas Unidas, as Igrejas, as entidades cristãs e os crentes de coração voluntário desenvolvem uma campanha com o objetivo de captar recursos para a Bíblia em Braile para a Inclusão do Deficiente Visual.

Para você ofertar para o projeto Imprensa Braile deposite sua oferta no: BANCO BRADESCO: AGÊNCIA: 1382-0; CONTA CORRENTE: 18503-5; em nome da SOCIEDADE BÍBLICA DO BRASIL.


Além desse projeto as Sociedades Bíblicas estão engajadas na produção de Áudio por meio de Fitas k7, CDs e DVDs produzindo e distribuindo a Bíblia Total, Novos Testamentos e Porções Bíblicas para mais de 8.000 línguas e dialetos. Programa A Fé Vem Pelo Ouvir. Promova a Bíblia promovendo a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB).

Adquira os produtos da SBB através da sua loja virtual www.sbb.org.br 

A importação e a distribuição da Bíblia é outra tarefa assustadora, aquisição de papel, máquinas, tintas e Bíblias deparam-se com os complicados problemas alfandegários, políticos, a guerra dos governos insensíveis, o terrorismo, as hostilidades nas negociações longas e difíceis. A oposição dos inimigos da Verdade, as ações satânicas. Você acha que isto é problema apenas das Sociedades Bíblicas ou é problema nosso, meu, seu, de toda a Igreja de Cristo? Se este problema também é seu, o que você tem feito em prol das resoluções? Ore!

Uma vasta rede de distribuição da Bíblia está espalhada na face da terra através de Igrejas, livrarias, distribuidoras, bancas de revistas, colportores, portais on-line, etc. movimentando milhões de Bíblias e porções. Estima-se que cerca de 35 milhões de Bíblias, 28 milhões de Novos Testamentos e mais de 1 bilhão de porções das Escrituras foram distribuídos no último ano. Você já imaginou o impacto que isso causa no mundo espiritual?

Além de todo esse trabalho você dispõe de vários SITES onde as Sociedades Bíblicas e outras entidades disponibilizam em vários idiomas a Bíblia on-line para ler ou fazer o download.

A Sociedade Bíblica do Brasil – SBB
ainda realiza o fascinante Programa Luz na Amazônia desde 1962, cobrindo integralmente as cidades ribeirinhas da Bacia Amazônica Brasileira levando através da suas embarcações serviço de atendimento médico, odontológico, ambulatorial e social ao povo amazonense além de assistí-lo espiritualmente com distribuição gratuita das Escrituras.
Três pequenos navios Luz na Amazônia 1, 2 e 3 bem equipados realizam eficiente serviço através dos quais muitas almas foram salvas espiritualmente e fisicamente.

Se você quiser maiores informações ligue grátis 0800.162.164
Para contribuir:
Banco Bradesco: Aagência: 1382-0
Conta Corrente: 366-2.


Além da Sociedade Bíblica do Brasil temos vários outros organismos empenhados na produção e distribuição de Bíblias.
Aqui temos um sucinto panorama da complexidade operacional para se produzir as Escrituras Sagradas em uma língua. Faça parte do Ministério SBB.

A Scripture Gift Missions SGM (Missão de Doação das Escrituras) SGM distribui porções, seleções Bíblicas e Evangelhos gratuitamente produzidos com excelente qualidade. Só em 1992 a SGM doou mais de 22 milhões de porções Bíblicas em 357 línguas em 173 países. www.sgm.org Opera em mais de 90 países e lida com quase 500 línguas em cerca de 35 centros lingüísticos.

A Liga da Bíblia (The Bible League – TBL) tem uma história pouco comum na distribuição estratégica da Bíblia para possibilitar a implantação de Igrejas. Em 1992 mais de 900 mil Bíblias 44,4 milhões de porções das Escrituras foram distribuídas em Taiwan, Tailândia, Filipinas, Rússia, Brasil e Ucrânia. Estima-se que como resultado imediato quase 150.000 pessoas receberam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, e agregaram-se ao Corpo de Cristo, e pelo menos 870 Igrejas foram plantadas. Glórias ao Senhor. Deus seja louvado. Em 2000 produziu 18,5 milhões de Escrituras e Porções, discipulou 2 milhões de pessoas e alcançou 200 mil para Cristo. Você sabia? Participe, Colabore, Patrocine a Obra de Deus e serás galardoado.

Os Gideões Internacionais têm um notável ministério de colocar Bíblias e Novos Testamentos grátis em hotéis, escolas, hospitais, prisões e instituições públicas junto com um testemunho pessoal. A obra espalhou-se por cerca de 170 países. Incontáveis milhões, dos quais eu sou um deles, tem encontrado conforto, libertação, desafio, salvação e Vida abundante através das Bíblias doadas pelos Gideões. Você pode participar, orando, contribuindo, divulgando, colaborando. Você não pode é ficar omisso.

Há poder no Sangue de Jesus Cristo.

Como podemos perceber muitas coisas têm sido feitas com relação à Bíblia, mas muita terra ainda está para ser conquistada, então é hora de arregaçarmos as mangas e sob a guia do Espírito de Deus executarmos o que ainda falta.

Sem o Evangelho não há salvação. Pense nisso e invista porque é já a última hora (1Jo 2:18). Promover as Escrituras é produzir o nome de Jesus Cristo através do Qual a Igreja é edificada.

Saiba mais: www.sbb.org.br
Se desejar contato com outras instituições veja: Sites Importantes
Se quiser qualquer informação adicional Fale Conosco

A Liga do Testamento de Bolso tem um Ministério de distribuição dos Evangelhos e do Novo Testamento em mais de 100 países e em centenas de línguas. Eles são compilados de maneira a facilitar a ganhar almas para cisto e o discipulado por causa do método de sublinhamento direcionado.

Caixa Postal 19068 São Paulo SP 04505-970 Brasil
Promova A Liga do Testamento de Bolso adquirindo seus produtos. TEL: (0XX) (11) 241-5706


Seja um instrumento Vivo do Espírito Santo na preparação da Igreja de Jesus Cristo para o Arrebatamento. Sede firmes e constantes, sempre abundantes na Obra do Senhor, porque o vosso trabalho não é vão no Senhor e ele traz consigo a recompensa (Ap 22:12) (1Co 15:58)

Faça sua doação!

Visite a Comunidade Missionária Mundial. Instrumento vivo de Deus nas mãos do Espírito Santo para preparar a Igreja de Jesus para o Dia do Arrebatamento.
Rua: Sergipe nº 10 – Bairro: Manoel Honório – Juiz de Fora – MG – Brasil
Cultos: 3ª / 5ª feiras 19:30 hs e Domingos 09:00 hs e 19:30 hs

Desenvolvido por R20