Missão Mundial - Glossário Missionário Mundial


Com o propósito de estabelecer critérios e evitar confusões e perplexidades, através desta página colocaremos os termos e os conceitos que utilizamos neste site: www.arrebatamentodaigrejacmm.com.br e que são utilizados no Mundo da Missiologia.
Cremos que a explicação de alguns termos ou vocábulos trará ajuda na compreensão da magnitude da Obra Missionária Mundial e revelação quanto ao processo executivo da vontade de Deus para o Seu povo, no sentido do engajamento de todos nós na Tarefa de Evangelização Mundial com o propósito de esgotá-la para que ocorra em nossa geração o Arrebatamento da Igreja.


Ar Livre: Culto Evangelístico prestado a Deus em logradouros públicos abertos
Agência Missionária: Organismos Cristãos Evangélicos com escritórios estabelecidos em várias nações do mundo com propósito de tratar de negócios do Reino de Deus. Existem hoje cerca de 3.000 Agências Missionárias, as quais coordenam e apóiam o serviço de cerca de 180.000 Missionários assentados no campo missionário.
Arrebatamento: É o evento máximo que a igreja experimentará na 1ª fase do 2º advento de Jesus Cristo, quando os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro e os crentes vivos e fiéis serão transformados e juntos serão trasladados em glória para o céu para encontrar com Jesus Cristo nos ares.
Igreja Autóctone: É uma Igreja nativa que funciona dentro dos padrões da sua própria cultura, com o mínimo ou nada de estrangeirismo
Adoção de Povos Não Alcançados: É o processo através do qual Igrejas e/ou Agências Missionárias estabelecem estratégias para adotar um Povo Não Alcançado.
Evangelismo Pessoal: Ação individual de testemunhar de Jesus Cristo no poder do Espírito Santo imposto a todo regenerado por Deus.
Obreiros de Curto Prazo: São obreiros que o Senhor utiliza na Sua seara no trabalho transcultural de pequeno período de tempo, aproveitando férias, viagens de turismo e de negócios, agente de viagens, aposentados, militares, diplomatas, etc. que doam o seu tempo e seu talento a Jesus Cristo.
Evangelização Urbana: É o esforço evangelístico para alcançar para Cristo as Megalópoles, as Metrópoles e as cidades. Hoje existem mais de 20 cidades com mais de 10 milhões de pessoas; 60 cidades com mais de 4 milhões e cerca de 500 com mais de 1 milhão, a maioria no mundo não cristão.
Cristão Evangélico: Todo crente em Jesus Cristo nascido de novo regenerado pelo poder da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Aquele que foi alcançado pela graça de Deus e a fé genuína na Pessoa e na Obra de Jesus Cristo, nasceu da Água e do Espírito Santo crê na inspiração Divina da Bíblia e assume o testemunho de Cristo.
Cristandade: Todos os que professam serem cristãos e são abrangidos pelas tradições e confissões do cristianismo sem um compromisso efetivo com Deus e sem convicção do novo nascimento.
Alcorão: Livro Sagrado do Islamismo.
Bruxo: Aquele que pratica magia negra.
Curandeiro: Feiticeiro que faz mal ou ‘protege’ por poderes sobrenaturais.
Allah: O nome que os muçulmanos dão ao que eles julgam ser o verdadeiro Deus.
Allahu-Akbar: ‘Deus é Grande’: expressão que os muçulmanos usam no início de suas orações.
Fatiha: Capítulo inicial do Alcorão.
Hdith: Conjunto de ditos de Maomé.
Hafiz: Muçulmano que se comprometeu a memorizar todo o alcorão.
Hadj ou Hadji: Pessoa que peregrinou em Meca.
Imam: Líder espiritual e representante da seita islâmica Shiita.
Injil: O Evangelho.
Issa: Jesus Cristo, para o muçulmano, apenas um Profeta.
Jihad: ‘Guerra Santa’, luta pela fé islâmica.
Djins: ‘Espíritos’, tanto os maus como os bons.
Jizyah: Tributo ou imposto que os não muçulmanos pagam para obter proteção deles.
Kursi: Refere ao trono de Alá, no 7º céu.
Madinat Al Rasul: Cidade do Profeta – Medina.
Mesquita: Edifício religioso muçulmano.
Muslim: Pessoa que adere à fé islâmica (converte-se ao islamismo).
Minarete: Torre da Mesquita de onde são chamados os muçulmanos para orações.
Nabi: Profeta muçulmano.
Qibla: Direção para a qual se deve orar, no islamismo, isto é, voltado para Meca.
Maomé (Muhammad): Fundador do islamismo nasceu em Meca.
Meca: Cidade da Arábia Saudita, principal cidade do islamismo. Todo muçulmano tem que orar 5 vezes ao dia voltado para Meca onde se encontra a Kaaba.
Quran: As sagradas escrituras do islã.
Sala: Oração ritual islâmica feita 5 vezes por dia.
Sari: Vestido usado pelas mulheres muçulmanas na Índia.
Shariah: A lei fundamental do islã baseada no alcorão (constituição religiosa, social e jurídica).
Shaytan: satã ou satanás.
Sheik: Chefe ou governo territorial.
Ramadã: Nono mês do ano muçulmano dedicado ao Saum: jejum diurno.
Sura: Cabeçalho de cada um dos 14 capítulos do Alcorão.
Yawn Al-Din: Dia do juízo, dia do pagamento de dívidas.
Zaka: Exigência islâmica de que todo muçulmano doe porções de suas posses para o islã.
Economia de Deus: É a palavra grega OIKONOMIA, que significa administração ou gerenciamento da Casa de Deus, mordomia ou distribuição das riquezas e herança do Reino dos céus.
Plenitude dos gentios: Completação do Corpo Místico de Jesus Cristo, agregação da última célula viva ao Organismo chamado Igreja, entrada do último crente dessa dispensação em Cristo Jesus.
Animismo: Crença que objetos inanimados podem ser possuídos por espíritos e manifestarem.
Carismáticos: Ala da Igreja Católica Apostólica Romana que diz ter experiências com o Espírito Santo e ‘exercitam’ os dons (carisma: poder sobrenatural).
Evangelização Mundial: Processo de proclamação do Evangelho de Jesus Cristo até os confins da terra.
Evangelismo: Atividade imposta aos cristãos de pregar o Evangelho de Jesus Cristo.
Mandato Missionário: Poder delegado por Jesus Cristo à Igreja para efetuar em Seu nome a Grande Comissão.
Grande Comissão: as recomendações finais do Senhor Jesus Cristo Ressuscitado aos seus discípulos, antes de Sua ascensão aos céus para que eles evangelizassem, batizassem, discipulassem, e ensinassem a todos os povos da terra.
Grupo Etnolingüístico: É o grupo de indivíduos que possuem uma identidade de acordo com a sua língua e etnia, que compartilha fatores sociais como raça, língua, religião, costumes, hábitos e demais sistemas de valores, vivendo dentro de um mesmo país ou distribuído em vários.
Megabloco: Um dos 6 principais grupos denominacionais cristãos.
Missionário: Aquele que é enviado com o propósito de proclamar o Evangelho.
Missionário Transcultural: É o Obreiro Cristão enviado por sua Igreja para trabalhar em um povo de cultura diferente, tanto dentro como fora do seu país (nacional ou estrangeiro).
Mundo A: Nações e povos no mundo menos evangelizado, onde as populações nunca ouviram falar de Jesus.
Mundo B: Nações e povos no mundo não cristão, porém com 50% evangelizado e com grupos etnolinguísticos nunca tocados.
Mundo C: Nações e povos no mundo cristão compreende os genuínos cristãos evangélicos e a cristandade nominal.
Nação de Acesso Criativo: País que limita ou proíbe a entrada de missionários cristãos, mas permite alternativa (fazedores de tendas).
Fazedores de Tendas: Profissionais cristãos evangélicos bi-vocacionais que usam seu trabalho como alternativa para proclamar o Evangelho em tempo parcial. Conhecidos como obreiros bi-vocacionais.
Nação de Acesso Restrito: País que restringe o Ministério Cristão, negando visto de entrada e permanência.
Janela 10 x 40: Região entre o Atlântico e o Pacífico entre os paralelos 10 e 40 de latitude ao norte da linha do Equador, onde vive a maior população mundial com menos testemunho evangélico.
Segmentação humana: É o processo de dividir a população mundial em segmentos úteis para desenvolver as estratégias missionárias evangelísticas.
País: Entidade geopolítica reconhecida pela ONU com governo e fronteiras estabelecidas.
Megalópoles: Cidades com mais de 1 milhão de habitantes (fusão de várias cidades)
Metrópoles: Cidades com mais de 500 mil habitantes.
Mega Povo: Povo etnolingüístico com mais de 1 milhão de indivíduos.
Mini Povo: São derivações de povos etnolinguísticos reduzidos.
Povo Não Alcançado: Grupo humano dentro do qual não existe uma comunidade cristã que disponha de recursos para evangelizar o próprio povo, logo precisam do esforço missionário transcultural.
Base Missionária: É constituída da Igreja e de toda infra-estrutura enviadora e sustentadora do missionário. Hoje há cerca de 3.400 bases no mundo.
Campo Missionário: É a região onde mais o missionário desenvolve o seu trabalho com vistas a implantar uma Igreja ou onde opera para multiplicar as Igrejas implantadas. Existem hoje cerca de 18.000 campos de ministérios missionários no mundo.
Vidente: adivinhador, aquele que prediz o futuro.
Missionário Não Residente: É aquele que desenvolve seu trabalho a partir de um país próximo a outro de acesso restrito, visitando o país alvo e realizando o seu ministério de forma itinerante.
Redes de Intercessão: São movimentos Cristãos Evangélicos voltados à intercessão com estratégias específicas para cobrir uma gama ampla de enfoques e perspectivas operacionais para levarem a efeito a Tarefa de Evangelização Mundial.

Classificação das Agências Missionárias:

A. M. Interdenominacionais:
São agências que possuem obreiros de várias Denominações, podem ser nacionais que agregam obreiros nacionais e internacionais que agregam obreiros internacionais.
A. M. Denominacionais: São agências que operam exclusivamente com obreiros da sua denominação, podem ser constituídas de obreiros nacionais e internacionais da mesma confissão. Exemplo: Batista, Metodista, Presbiteriana, Assembléia, Luterana, Comunitariano, etc.
Avaliação: É a realização da pesquisa levantamento de dados precisos que possam ajudar a entender melhor o povo até o estabelecimento de uma estratégia para alcançá-lo.
Juntas Missionárias: São embriões de Agências Missionárias, ou Agências Regionais dentro da estrutura denominacional para tratar de assunto delegado pelas Agências Denominacionais Nacionais.
Agências Missionárias Brasileiras: São escritórios missionários organizados por várias Denominações da Igreja Brasileira estruturadas pela própria Igreja no Brasil ou por Denominações Estrangeiras no território Brasileiro. O Brasil possui mais de 200 Agências Missionárias.
Movimento de Povo: É quando determinado povo responde ao Evangelho de forma tão positiva que produz uma conversão maciça.
Movimento Missionário: É quando uma Igreja Evangélica implantada em um campo Missionário se transforma numa força enviadora de Missionários Transculturais para levar o Evangelho a outros povos não alcançados.
Reportamento: É a informação de que um determinado povo existe e ainda não foi alcançado.
Verificação: É a comprovação através de fontes confiáveis que determinado reportamento se trata de fato de um povo que precisa ser alcançado.
Avaliação: é a realização da pesquisa de levantamento de dados precisos que possam ajudar a entender melhor o povo até o estabelecimetno de uma estratégia para alcançá-lo.


Seja um instrumento Vivo do Espírito Santo na preparação da Igreja de Jesus Cristo para o Arrebatamento. Sede firmes e constantes, sempre abundantes na Obra do Senhor, porque o vosso trabalho não é vão no Senhor e ele traz consigo a recompensa (Ap 22:12) (1Co 15:58)

Faça sua doação!

Visite a Comunidade Missionária Mundial. Instrumento vivo de Deus nas mãos do Espírito Santo para preparar a Igreja de Jesus para o Dia do Arrebatamento.
Rua: Sergipe nº 10 – Bairro: Manoel Honório – Juiz de Fora – MG – Brasil
Cultos: 3ª / 5ª feiras 19:30 hs e Domingos 09:00 hs e 19:30 hs

Desenvolvido por R20